Cliente inadimplente: Como cobra sem perdê-lo?

Atualmente o Brasil encontra-se em um cenário economicamente desfavorável. Como consequência dessas oscilações econômicas, é natural e recorrente que, mesmo tomando as devidas cautelas, a inadimplência pode vir a ser uma realidade.

Existem diversos fatores que podem levar um uma pessoa física ou jurídica a inadimplência: aumento do desemprego, emergências familiares, aumento de impostos, péssima gestão empresarial e, até mesmo, casos de força maior, como no caso da recente pandemia mundial de COVID-19.

Caso o inadimplente seja cliente da sua empresa, a principal questão sobre esse tipo de situação é: Existe alguma forma de recuperar o crédito e ainda manter aquele cliente na sua carteira?

A cobrança extrajudicial é a forma mais eficiente de se recuperar o crédito sem perder esse cliente, pois além de não ser um meio tão “agressivo” como o acionamento do judiciário, evita custas processuis para as partes e ainda é mais rápido e eficaz.

Localizar o cliente inadimplente, identificar a raiz do seu problema, abordar de forma estratégica e convencê-lo de que quitar o débito antes de acionar o judiciário é a melhor opção para ambas as partes, não é uma tarefa simples, pois existem diversos fatores que vão influenciar nessa questão, como por exemplo a abordagem e forma de se apresentar uma proposta de acordo extrajudicial.

Tendo em vista a complexidade do assunto, delegar essa função para um advogado especializado em recuperar créditos empresariais será de extrema importância para reverter essa situação.

Terceirizar o processo de cobrança é uma alternativa excelente para sua empresa. Uma vez que, por se tratar de um tema delicado, é importante contar com um profissional especializado no assunto.

Se utilizando desse meio você não só irá fidelizar seu cliente, como também manterá um relacionamento saudável, fazendo com que ele volte a consumir seus serviços e produtos.

 

 

Lucia Helena Alves Fonseca

Stella Maria Cordeiro Rodrigues da Silva

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